A Mentira

A mentira é uma das piores características que uma pessoa pode ter. O Mensageiro de Allah disse:

«De fato, mentir direciona a atos perversos, e de fato, atos perversos direcionam ao Fogo do Inferno. E o homem continua a mentir até que se condene como um mentiroso para Allah. » Al Bukhari: 6094 4 Muslim: 2607.

Sabendo que mentir direciona a atos perversos e ao Fogo do Inferno, devemos nos esforçar em nunca mentir! Allah disse:

«Oh vós que credes! Temam Allah, e estejam com aqueles que são verdadeiros (em palavras e atos). » Al Qur’an (9: 119)

O melhor é refrear-se da mentira agora a estar na categoria dos mentirosos no Dia da Ressurreição. Mentirosos esperarão desesperadamente pela intercessão ou pela misericórdia de Allah; alguns entre eles vão perder toda esperança de serem salvos. O Profeta disse:

«Ha três tipos de pessoas que Allah não se dirigirá, nem os purificará e nem os olhará no Dia da Ressurreição, para eles será uma tormentosa dor. Estas pessoas são: O homem velho que fornica, o rei que mente e o pobre que é orgulhoso e arrogante. » Muslim: 107

Em consideração a esse Hadith, An-Nawawi reportou que Qadi ‘Iyad disse, «Cada um deles adere ao pecado que não tem razão para acontecer, sugerido por um fraco motivo.»

A energia sexual (libido) que o homem jovem tem, faz com que exista motivação para um ato libidinoso em relação à mulher (isso não lhe diminui o pecado, mas o torna mais compreensível); já isso não é o mesmo para um homem velho! Um homem de negócios é motivado a mentir para tornar-se rico. (atitude não aceita para um crente!): Que motivos teria um rei para mentir? Mesmo tendo um motivo, seria fraco comparado aqueles abaixo dele. Finalmente, arrogância e orgulho são proibidas para qualquer pessoa, mas o motivo para arrogância de uma pessoa rica é ao menos compreensível (porém, não deixa de ser ilícito). Que motivos ou justificativas uma pessoa pobre teria para ser arrogante e soberbo?

 Basicamente, os pecados: fornicação, mentira e arrogância, são perversidade, mais especialmente perversas quando perpetradas por aqueles que tem poucas razões para realizá-los.

Adaptando a nossa situação cotidiana, se você não é um rei ou rainha de pais, pelo menos você é um rei ou uma rainha em sua casa. Que motivos precisa ter para mentir à sua esposa ou marido, filhos e demais parentes? Mantenha sempre o pensamento: mentiras levam a mais mentiras e mentir leva ao Fogo do Inferno.

Uma pessoa pode dizer : « Eu não estou mentindo, estou meramente convencendo você do que eu ouvi .» Mas não é correto convencer outros de tudo que ouvimos. O Profeta disse:

« É o bastante para mentira que uma pessoa diga tudo que ouve .» Muslim: 5

An- Nawawi apontou em Sharh Muslim (Comentários de Muslim), que a soma daquele que ouve inevitavelmente consiste em ambas: verdades e mentiras. Então se alguém repete tudo que ouve, irá sem duvida, terminar completando com uma mentira.

Mentira é falar sobre ou descrever algo que não esteja em acordo com sua realidade, propositalmente ou não. Seja como for, mentir é considerado pecado e Allah sabe melhor!

A mentira é uma das características dos hipócritas. Isso é especialmente desconcertante quando sabemos que o hipócrita estará no nível mais baixo do Inferno. Abaixo até mesmo dos descrentes. O Mensageiro de Allah disse:

« Das quatro características, seja quem for que possuí-las (todas) é um puro e completo hipócrita. Aquele que possuir uma dessas, possuirá uma característica da hipocrisia até que a abandone… : Se ele (o hipócrita) fala, ele mente; se ele entra em um pacto , atua traicoeiramente ; se ele faz uma promessa, ele a quebra; se ele entra em uma disputa, ele amaldiçoa e lança uma vil investida. » Al Bukhari :34 e Muslim: 58.

 An-Nawawi apontou, que devido a essas características, mentirosos são muito parecidos aos hipócritas. Por isso um mentiroso é potencialmente muito similar àqueles que serão punidos com o nível mais baixo do Fogo do Inferno.

 Se você quer se refrear da mentira, você precisa se esforçar em não ficar em débito. O Mensageiro de Allah costumava se refugiar em Allah para não ficar em debito. Quando ele pedia por isso dizia:

«De fato, quando um homem esta em débito, ele fala e então mente; e promete e quebra a promessa. » Muslim: 589.

Portanto, evite ao máximo contrair dívidas!

Como uma administradora de casa, a mulher não deve dar muitos fardos financeiros ao seu marido, ou isso pode lhe levar mentir a ele, a fim de ganhar tempo para pagar seus credores!

Mentir é universalmente uma característica depreciada e desprezível.

Considerando o caso de Abu Sufyan (RA) que enquanto descrente, foi questionado por um governante estrangeiro sobre o Profeta, mesmo menosprezando o fato do Profeta ser seu chefe, mesmo sendo inimigo de Muhammad na época, Abu Sufyan absteu-se de mentir, sentindo uma repugnante sensação com a idéia de fala maldosamente. Então, mesmo estando em desvantagem, ele falou a verdade sobre o Profeta.

Tradução/ Adaptação: Halima Umm Hisham, Daniela.